O luto por um pet é um processo difícil e doloroso. O tutor se sente devastado quando um companheiro tão querido e leal o deixa: afinal, são anos de amor, histórias compartilhadas e momentos que nunca serão esquecidos.
A experiência da perda é única e pode desencadear uma série de emoções dolorosas e difíceis. Mas como lidar com a dor e quanto tempo dura um luto por um pet?
É o que você vai descobrir agora! Acompanhe!
Luto por um pet: como lidar com a dor da perda
Embora a perda seja dolorosa, alguns conselhos podem ajudar no processo de luto:
Se sinta livre para expressar seus sentimentos
A dor da perda é uma experiência multifacetada desencadeada pela partida do amigo peludo. Essa é uma jornada individual, o que significa que o tutor não deve se sentir
constrangido por sofrer ou chorar. Lembre-se: é saudável expressar a dor da perda sempre que achar necessário.
Seja gentil como você
Não tente se mostrar forte, diminuindo sua dor frente a opiniões contrárias. Seja gentil com seus sentimentos, pois compreender que o luto passa por várias fases é fundamental para seguir em frente.
Procure ajuda profissional
Quem mora sozinho com um pet, pode ter mais dificuldade em superar a perda. Afinal, esse amigo fiel estava sempre presente, fazendo parte do dia a dia.
Para retomar a rotina e se livrar de sentimentos de pesar ou culpa pode ser necessário procurar ajuda profissional. Assim, o tutor aprenderá a melhor forma de expressar suas emoções e enfrentar a perda de forma construtiva.
Com certeza, seu amigo peludo gostaria de te ver feliz novamente.
Converse com outros tutores de pet
Conversar com tutores que também passaram pelo luto por um pet ajuda a superar esse momento tão difícil. Se sentir ouvido e acolhido por uma rede de apoio ajuda a compreender melhor sua dor.
Não adote outro pet enquanto não superar a perda
Muitas pessoas acreditam que adotar um novo pet pode ajudar a superar a perda de um animal querido. No entanto, esse novo bichinho pode trazer mais tristeza do que alegria, fazendo com que o tutor se lembre constantemente do que faleceu.
Então, o que fazer? Lide com a dor do luto antes de considerar trazer um novo animal para casa.
Quanto tempo dura o luto por um pet?
Não é possível determinar com exatidão quanto tempo dura o luto por um pet. O processo é individual e não segue um caminho pré-estabelecido, já que muitas vezes o tutor alterna dias que se sente melhor com outros em que sofre mais com a perda. Confira a seguir as fases do luto:
Negação
Nessa etapa, o tutor tem dificuldade em acreditar que o pet se foi, pois as lembranças ainda são muito fortes.
Raiva
A raiva é um mecanismo de defesa que visa retardar a dor da perda. Pode ser direcionada a diferentes pessoas como veterinário, amigos e até familiares. É importante que a raiva não se transforme em ressentimento, pois isso dificulta a cura emocional.
Negociação
Para tentar lidar com o luto por um pet, o tutor passa a se perguntar o que poderia ter feito para evitar a perda. E se eu tivesse ido antes ao veterinário? E se pagasse um tratamento mais caro? São pensamentos que indicam que a perda ainda não foi processada.
Depressão
Nessa etapa a perda é plenamente sentida e o luto pela perda do pet gera uma sensação de vazio e sentimentos de tristeza, depressão ou desânimo. A dor pode se manifestar de diferentes formas como perda de apetite, alterações no sono e dificuldade de concentração.
Aceitação
O tutor começa a se adaptar à nova realidade sem a presença do pet. Claro, a perda não foi totalmente superada, mas o tutor está aprendendo a viver com ela.
A aceitação é um processo contínuo e o tutor pode oscilar entre os estágios até finalmente se sentir forte para seguir em frente.
A Ilumini Pet transforma despedidas em momentos de amor. Acolhemos o tutor com todo cuidado e garantimos que a memória do pet permaneça viva.
Entre em contato com a Ilumini Pet e conheça melhor os nossos planos funerários! A despedida do seu pet merece todo o amor!