Ilumini Blog

Tudo que você precisa saber para cuidar de seus pets, esclarecimentos sobre serviços funerários, dicas e notícias estão em nosso blog!

Como lidar com o luto da perda de um pet?

Ilumini Pet

O luto faz parte da nossa vida em diversos momentos, como na perda de um pet. Cães, gatos e outros animais que nos fazem companhia, estão sempre animados com a nossa presença e trazem alegria para todos da casa, mas a vida deles passa rápido demais. A passagem de nossos pets é um momento triste sendo preciso vivenciar esse luto.

A Ilumini Pet vai te ajudar!

Como lidar com o luto com nossos pets queridos?
Sempre foram membros da família. Os pets são nossos familiares de quatro patas, não há dúvida. Eles estão sempre ao nosso lado, independentemente se estamos tristes, felizes, frustrados ou bravos por algum motivo. Quando eles partem, é normal sentir o vazio, mas vivenciar o luto da perda é real e válido, precisa ser sentido.

Não existe uma maneira correta ou errada de vivenciar o luto, cada pessoa vai sentir e se expressar à sua maneira, mas essas dicas da Ilumini Pet podem ajudar no processo.

O que estou sentindo no luto pelo meu pet?
Tem pessoas que ficam caladas, outras que choram muito, as que não suportam nem olhar mais para os brinquedinhos do pet que partiu… todas as reações são diferentes, pois cada pessoa tem sua própria relação com o pet. Não permita que te critiquem ou reprimam sua tristeza, ou sua reação. O mais importante é se permitir que essas emoções sejam verdadeiras.

Pode ser difícil em um primeiro momento, mas reprimir um choro, evitar falar sobre o pet que partiu ou tentar disfarçar o momento não vai te ajudar.

E sabemos que o seu pet não iria gostar de te ver sofrendo, não é mesmo?

Você pode até tentar se distrair, é válido, e as pessoas ao seu redor até vão tentar falar para você fazer alguma outra coisa. Na verdade, eles querem o seu bem, mas não entendem, muitas vezes, que você precisa se expressar. O importante é não ignorar por muito tempo seus sentimentos. O processo de luto é o mesmo que se sente quando perdemos um familiar ou amigo.

É bom procurar ajuda profissional para enfrentar o luto pela perda do pet?
Se estiver bem pesado mesmo, procure suporte. Muitos recorrem aos amigos e familiares, mas um psicólogo pode ser uma boa alternativa para você falar sobre seus sentimentos, sua perda e seu luto. Nem todos vão entender, mas buscar ajuda profissional é uma alternativa para você manter sua sanidade e não somatizar ainda mais a dor da perda.

Não se sinta envergonhado: estamos falando da perda de um fiel companheiro de toda uma vida.

Vale reforçar as boas lembranças?
Quer melhor maneira para celebrar a vida do seu pet do que recordar os bons momentos? Com certeza há várias fotos em suas redes sociais com seu pet, vídeos de momentos engraçados que merecem ser relembrados. Sim, é difícil se concentrar em outras coisas a não ser na perda, mas não dá para se entregar.  Relembrar tudo que seu pet fez contigo em todos esses anos é uma forma de manter sua memória sempre viva.

Seu pet esteve ao seu lado em diversos momentos e, apesar da passagem do pet ser uma etapa dolorosa, garanto que há muitas boas recordações.

Para os pets, estar ao nosso lado é a coisa mais importante e feliz de suas vidas, então compartilhe bons momentos, mostre quem era seu amigo ou amiga de quatro patas para todos. Já pensou em tirar do digital aquela foto e mandar revelar uma foto icônica com seu pet para colocar na sala? Mantenha sua alegria nas memórias.

Posso ter problemas de saúde após o luto pelo meu pet?
No luto, a tristeza é evidente e pode causar problemas de saúde, tanto física quanto psicológica. Estresse, cansaço, ansiedade, dores no corpo e tristeza podem – e vão – te prejudicar. Uma dica valiosa é manter uma rotina mais saudável, para evitar que a tristeza aumente.

Uma dieta mais saudável, atividades físicas, aprender um instrumento, começar a ler mais ou viajar podem ser alternativas para lidar com o luto, mas lembre-se que essas atitudes não devem substituir o seu luto. Novamente: procure sempre ajuda profissional e não deixe que o momento te prejudique. Novamente a pergunta: seu pet gostaria de te ver triste dessa maneira?

Posso ou preciso receber um novo pet em minha casa para ajudar a superar o luto?
Não precisa ser imediatamente, mas adotar um pet é uma maneira de seguir com a sua vida. Você deu tanto amor e se dedicou tanto ao seu pet que é fácil perceber que você adora animais. E quantos pets não têm um lar, estão esperando algum tutor que dê amor, carinho e cuidado?

Dê uma nova chance de amar um pet quando estiver preparado. Sempre tem algum cachorrinho ou gatinha que nunca teve um cantinho com amor e você pode se surpreender com essa nova relação.

Não é e nunca será uma substituição, pois cada pet é único em sua personalidade, mas assim como você pode encontrar um novo amor, um pet pode encontrar o seu primeiro. Abra seu coração quando estiver pronto e receba seu novo pet. Acredite, uma nova relação linda será criada.

Quando chegar o momento da despedida, lembre-se de quem cuida do seu pet de maneira respeitosa e digna, como ele sempre mereceu. A Ilumini Pet está preparada para acolher seu pet da melhor maneira possível, com respeito e ética.

Mande agora sua mensagem!

Compartilhe

Posts Relacionados

crematório pet

O que é um crematório pet?

Como planejar uma despedida digna para seu pet?

Gato Santo

Ilumini Pet: Guarulhos e região terá crematório pet com serviços VIP

Ilumini Pet

Cremação de pets em Guarulhos, São Paulo e região: um ato de amor!

Outros Posts

crematório pet

O que é um crematório pet?

Como planejar uma despedida digna para seu pet?

Gato Santo

Ilumini Pet: Guarulhos e região terá crematório pet com serviços VIP

Ilumini Pet

Cremação de pets em Guarulhos, São Paulo e região: um ato de amor!