Ilumini Blog

Tudo que você precisa saber para cuidar de seus pets, esclarecimentos sobre serviços funerários, dicas e notícias estão em nosso blog!

Final de ano com pets: dicas para evitar estresse e acidentes

Final de ano com pets dicas para evitar estresse e acidentes

Nada melhor que passar o final de ano com aqueles que tanto amamos, não é mesmo? Festas, celebrações, jantares, são tantos eventos que a casa vira uma festa.

final de ano com pets, no entanto, exige cuidados especiais para evitar que eles se machuquem ou comam algum alimento que faça mal. Também é preciso minimizar o estresse causado por fogos de artifício preparando um local seguro para que eles possam se abrigar.

A seguir, explicaremos melhor o assunto. Acompanhe!

4 Dicas para evitar estresse e acidentes

Para proteger o pet, fique atento das seguintes dicas:

1. Esconda os objetos pequenos

Enfeites natalinos e itens de decoração que despertam a curiosidade devem ficar longe do alcance dos pets. O objetivo é evitar que eles mordam ou engulam esses objetos por acidente.

Quem tem gatos, deve colocar a árvore de Natal em um local de difícil acesso: elas ativam o instituto de caça e são um convite para escalar.

Castiçais com velas acesas e luzinhas elétricas também podem causar acidentes, por isso, se possível, evite utilizá-los quando o pet estiver sozinho em casa.

2. Cuidado com as plantas tóxicas

Outra boa dica para o final de ano com pets é prestar atenção às plantas natalinas utilizadas para decorar as áreas externas e internas da casa. Algumas espécies são tóxicas e colocam a vida do pet em risco.

poinsétia, também conhecida como bico-de-papagaio ou flor-de-natal, é um bom exemplo. Largamente utilizada como enfeite de mesa, ele pode intoxicar cães, gatos e outros animais domésticos. O perigo está na seiva leitosa que escorre do caule: conhecida como látex, a substância contém compostos que causam vômitos, diarreia, tremores e salivação.

Atenção! Se o pet apresentar algum dos sintomas, é preciso levá-lo ao veterinário imediatamente.

3. Fique atento aos objetos quebrados

Outra dica para evitar acidentes no final de ano com pets? Não há festas e celebrações sem taças, garrafas e enfeites de vidro quebrados, não é mesmo?

Para evitar que os peludos se machuquem é necessário limpar bem o chão com o auxílio de um pano úmido e embrulhar os cacos em jornal antes de colocá-los em um saco plástico resistente.

4. Fique atento a alimentação dos pets

No final de ano com pets, os tutores devem ficar atentos aos que os seus amigos peludos comem. Com a mesa sempre cheia de petiscos, é normal querer agradá-los com chocolates, uva-passas, comidas temperadas com especiarias, alho e cebola e bebidas alcoólicas.

Ao serem ingeridos pelos pets, esses alimentos causam diarreia, vômito, paralisia e desidratação. Para evitar que o animal se desidrate e acabe falecendo, é necessário buscar atendimento veterinário o mais rapidamente possível.

Alimentos com ossos como peru, frango, pernil, vitela também devem ser maridos longe do alcance do pet. Além disso, eles só podem comer frutos-do-mar sem tempero, ossos ou espinhas. No entanto, é necessário consultar o veterinário antes de incluí-los na dieta.

Para evitar roubos de comida, mantenha os pratos longe do alcance e treine-os para não incomodar os convidados durante as refeições. É fundamental não ceder aos pedidos dos peludos, pois isso reforça comportamentos negativos.

Fique atento! Há uma grande variedade de petiscos e alimentos específicos que podem ser oferecidos no final de ano com pets.

Proteja os pets do barulho dos fogos de artifício

Um dos principais problemas do final de ano com pets são os fogos de artifício. Cães e gatos possuem audição mais aguçada do que humanos, por isso o barulho causado por esses artefatos para eles é extremamente desconfortável e causa medo e estresse.

Para minimizar o ruído, recomenda-se colocar chumaços de algodão no ouvido do pet e retirá-los assim que os estrondos cessarem. É importante que o tutor permaneça perto do pet, transmitindo segurança.

Caso o ele tenha que ficar sozinho, o mantenha em um ambiente seguro onde o barulho seja o menor possível. É importante manter janelas e portas fechadas e afastar os móveis para impedir que os pets se machuquem caso tentem fugir.

Em casas e apartamentos com gatos, é importante checar as redes de proteção para evitar que eles escapem.

Ilumini Pet acredita que todos os momentos do tutor com o seu pet são únicos. Esse amor, é claro, deve se refletir na hora de despedida do pet.

Proporcionamos acolhimento digno e confortante para as famílias que enfrentam a perda de seus animais de estimação, oferecendo o melhor atendimento em serviços funerários com sensibilidade, amor e cuidado em cada acolhimento.

Entre em contato com a Ilumini Pet e conheça melhor nossos serviços!

Compartilhe

Posts Relacionados

As melhores brincadeiras para pets que moram em apartamento Viver em um espaços reduzidos não impede que os pets tenham uma rotina divertida, estimulante e repleta de aventuras. As melhores...

A partida de um pet é sempre difícil e dolorosa. Afinal, esse companheiro amoroso e leal está sempre ao nosso lado, participando de todos os momentos importantes da vida. Infelizmente,...

Nada melhor que passar o final de ano com aqueles que tanto amamos, não é mesmo? Festas, celebrações, jantares, são tantos eventos que a casa vira uma festa. O final...