Ilumini Blog

Tudo que você precisa saber para cuidar de seus pets, esclarecimentos sobre serviços funerários, dicas e notícias estão em nosso blog!

Eutanásia animal: entenda o que é esse procedimento

Eutanásia animal: entenda o que é esse procedimento

termo eutanásia animal deriva do grego eutanathos e pode ser traduzido como boa (eu) morte (thanatos). Esse procedimento humanizado tem o objetivo de eliminar a dor e o sofrimento do animal, priorizando o seu bem-estar.

É uma decisão definitiva que deve ser tomada de forma responsável após a análise cuidadosa do estado de saúde do pet e de ouvir atentamente a opinião do veterinário.

Segundo dados levantados pela Allianz Global Investors, em 2023, a expectativa de vida dos cães, por exemplo, quase duplicou nas últimas quatro décadas, trazendo reflexões sobre a longevidade dos pets e dúvidas sobre procedimentos voltados para a saúde e a qualidade de vida animal.

Mas quando a eutanásia animal é indicada? É o que você vai descobrir agora! Acompanhe!

O que é eutanásia animal?

eutanásia animal alivia o sofrimento dos pets que passam por condições clínicas dolorosas ou que não tenham tratamento médico.

Como é feita a eutanásia animal?

O procedimento consiste na aplicação de uma solução injetável, geralmente de iodeto de mebezônio, na corrente sanguínea do animal.

Onde o procedimento é realizado?

A eutanásia pode ser realizada em uma clínica veterinária ou no local onde o animal vive com os tutores e é conduzido por um veterinário com o auxílio de um ajudante.

É importante observar que os tutores não podem realizar a eutanásia animal por conta própria e nem adquirir medicamentos de uso restrito aos profissionais da saúde.

Quanto tempo dura a eutanásia animal?

O tempo exatovaria de acordo com o estado de saúde, resistência à medicação e o porte do animal.

Em quais casos a eutanásia animal é indicada?

A eutanásia animal é indicada nos seguintes casos:

  • Para priorizar o bem-estar do animalcuja saúde esteja comprometida de forma irreversível, ou seja, quando a dor e o sofrimento não puderam ser controlados com remédios ou tratamentos veterinários;
  • Nos casos em que o animal sofrer fraturas ósseas que impossibilitem uma vida plena ou que comprometam seu bem-estar;
  • Quando os efeitos colaterais do tratamento enfraquecerem ou comprometerem a qualidade de vida do animal;
  • Nos casos em que o animal colocar em risco a integridade física de pessoas e outros animais;
  • Quando o animal representar risco à saúde pública.

Qual lei trata o assunto?

A Lei Federal nº 14.228/21proíbe que canis municipais e órgãos de controle de zoonoses realizem a eutanásia animal, exceto em casos de doenças incuráveis ou contagiosas que coloquem em risco a saúde de outros animais ou da população.

Leis municipais também tratam do assunto. É o caso da Lei 8.721, de Petrópolis, que proíbe a eutanásia animal por motivos financeiros ou por conveniência dos donos.

O animal sofre com a eutanásia?

Não, o procedimento é rápido e indolor já que o animal é sedado antes de receber a medicação.

Em maio de 2025, uma reportagem de Julia Braum, para a BBC News Brasil, trouxe diversos relatos de tutores que optaram pelo procedimento para diminuir o sofrimento e a dor do pet.

Para alguns especialistas entrevistados pela jornalista, muitas vezes, esse método impensável se torna um ato de amor, principalmente em casos de tratamentos paliativos, proporcionando ao fim da vida do animal mais conforto.

O que fazer após o procedimento?

O tutor pode optar pela cremação individual ou coletiva. Na primeira as cinzas do pet são entregues aos tutores em uma urna personalizada.

Já a cremação coletiva de animais de estimação não permite que tutor receba as cinzas do pet, mas ele pode guardar um tufinho de pelo para se lembrar dos momentos felizes vividos juntos.

A Ilumini Pet oferece um serviço funerário acolhedor que honra a memória do pet com dignidade e respeito. Entre em contato conosco e conheça melhor nossos planos funerários!

Compartilhe

Posts Relacionados

As melhores brincadeiras para pets que moram em apartamento Viver em um espaços reduzidos não impede que os pets tenham uma rotina divertida, estimulante e repleta de aventuras. As melhores...

A partida de um pet é sempre difícil e dolorosa. Afinal, esse companheiro amoroso e leal está sempre ao nosso lado, participando de todos os momentos importantes da vida. Infelizmente,...

Nada melhor que passar o final de ano com aqueles que tanto amamos, não é mesmo? Festas, celebrações, jantares, são tantos eventos que a casa vira uma festa. O final...