A cremação animal é uma alternativa respeitosa e ambientalmente sustentável para o destino final dos nossos amigos peludos. A prática surgiu na Grécia e com o passar dos anos se espalhou entre os povos antigos que a consideravam uma forma de estar mais perto dos deuses.
Apesar de longeva, a cremação animal é considerada uma prática moderna que oferece diversas vantagens em relação aos métodos tradicionais de sepultamento. Quer conhecer algumas curiosidades sobre esse método? Então, continue a leitura do post!
Curiosidades sobre a cremação animal
Realizada em diversas cidades do país, a cremação pet submete o corpo do animalzinho a altas temperaturas. O procedimento dura de duas a três horas e resulta em cinzas perfeitamente uniformes, que são entregues ao tutor em pequenas urnas.
Diferentes tipos de cremação animal
Há dois tipos de cremação animal: a coletiva e a individual. Na primeira, mais de um pet é cremado ao mesmo tempo, o que impossibilita que as cinzas sejam entregues ao tutor.
Já na cremação individual o pet é cremado em uma cerimônia separada e as cinzas são entregues ao tutor.
Opções de urna
As cinzas do pet podem ser armazenadas em diferentes urnas. Modelos biodegradáveis, com foto e personalizados são os mais indicados para guardar a memória do companheiro peludo.
Também é possível guardar um tufinho ou criar uma linda joia com as cinzas do pet e assim guardar uma recordação do seu amigo bem junto ao coração.
Impacto ambiental
A cremação animal é “amiga” do meio ambiente. Isso porque o procedimento é realizado em local específico e com equipamentos adequados que evitam gases poluentes sejam liberados na atmosfera.
Resulta em cinzas e fragmentos de ossos que na sequência passam por um processo de moagem e uniformização. Os restos da cremação lembram uma areia esbranquiçada e inerte que não oferece nenhum risco ao ambiente. Por isso, a urna com as cinzas pode ser armazenada pela família em um columbário, em casa ou em um santuário.
Por outro lado, o sepultamento de um pet libera gases poluentes que contaminam o solo, a atmosfera e os lençóis freáticos, colocando em risco a vida animal e vegetal de uma determinada região.
O procedimento é econômico
A cremação é mais econômica que o sepultamento. Além disso, o tutor pode adquirir um plano funerário que oferece acolhimento, despedida, cremação individual ou coletiva, tufinho do pet, digital da patinha e certificado de cremação.
Memorial online
Muitos crematórios oferecem aos tutores um cantinho de memórias online para homenagear o pet e manter sua memória sempre viva. É possível publicar fotos, mensagens e lembranças especiais.
A Árvore de Memória da Ilumini Pet imortaliza o amor do tutor por seu pet, ou seja, é um cantinho virtual onde o amor está sempre vivo.
Alguns objetos podem ser cremado com o pet
Caso queira, o tutor pode cremar o pet com coleira, laço ou algum enfeite. No entanto, objetos metálicos devem ser descartados, uma vez que os gases emitidos por esses materiais poluem o ambiente.
Legislação e normas
A cremação pet é regida por leis ambientais que garantem a segurança do processo e o respeito ao meio ambiente. Vale observar que para garantir o cumprimento das normas é necessário escolher um crematório licenciado e que siga corretamente os protocolos.
Suporte emocional
Se despedir de um pet é um processo doloroso. Por isso, é importante que o tutor busque suporte emocional para conseguir lidar com o luto da melhor maneira. É importante deixar as emoções fluírem e aprender a lidar com dor, tristeza e solidão, sentimentos que fazem parte do luto.
A cremação animal é uma forma de despedida digna, que preserva a memória do seu amigo de quatro patas de forma única e respeitosa. Além disso, é uma escolha ambientalmente consciente.
A Ilumini Pet é a escolha ideal para quem busca uma despedida digna para pets. Nosso funeral care foi criado para os tutores terem toda a atenção e cuidado em um momento tão difícil.
Quer saber mais? Então, entre em contato conosco e conheça melhor os planos funerários da Ilumini Pet!