A perda de um pet é tão dolorosa quanto a de um amigo próximo ou de um membro da família. E não é para menos: o animalzinho está presente nos bons e nos maus momentos, entregando alegria e dedicação.
Quando ele morre, o dia, de repente, fica vazio: não é mais necessário acordar cedo para colocar ração e nem sair para passear depois do almoço. Por isso, muitas vezes nos sentimos perdidos e sobrecarregados por emoções que são difíceis de gerir.
Mas como lidar com o luto da melhor forma? É o que você vai descobrir agora! Acompanhe!
Como minimizar a dor pela perda de um pet?
Não adie o luto. Muitas vezes, para não pensar na perda de um pet, o tutor assume muitas tarefas e compromissos sociais. No entanto, ignorar a dor não ajuda, é necessário criar uma rotina positiva, diferente da anterior.
Leva um certo tempo para superar o luto e é necessário dar espaço para que a mente e o coração se acalmem.
Aceite seus sentimentos
Raiva, tristeza e solidão são sentimentos muito comuns ao se vivenciar a perda de um pet. Expressar o que está sentindo não é sinônimo de fraqueza, significa apenas que estamos passando pelo processo de luto.
Conversar com amigos que vivenciaram a mesma experiência e relembrar os momentos especiais vividos com o animalzinho ajuda a exteriorizar o sofrimento e a minimizar a dor.
E quando uma criança perde seu pet? A tendência é querer protegê-la dizendo que o animal fugiu ou está dormindo. Mas isso pode fazer com que ela se sinta confusa (ou traída quando descobrir a verdade).
O ideal é ser honesto e explicar a perda de um pet com uma linguagem simples e direta, adequada a idade do pequeno.
Monte um memorial
Crie um cantinho especial para guardar a memória do pet com fotografia, objetos ou um brinquedo que simbolize o seu amor. A dor pela perda de um pet irá desaparecer, mas as lembranças dos bons momentos irão permanecer por muitos e muitos anos.
A Ilumini Pet oferece aos tutores várias maneiras de celebrar a memória do pet. Dá para guardar as cinzas em uma linda joia e assim levar o pet sempre junto a você ao lado do coração. Também disponibilizamos urnas personalizadas. Outra opção é o box afetivo, quadro que combina a foto do pet com a moldura da patinha.
Também contamos com um columbário, espaço acolhedor e tranquilo onde a urna do pet é armazenada. Lá o tutor pode relembrar de todos os momentos alegres que passou ao lado do seu pet e orar para acalmar seu coração.
Não se isole
É fundamental não se isolar após a perda do pet. Visite os amigos, vá ao cinema ou ao teatro e passei ao ar livre. Visite os amigos e vá a lugares que você ainda não conhece.
Ficar muito tempo sozinho longe daqueles que te amam pode aumentar a melancolia e prolongar o período de luto.
Também é importante manter a rotina. Por exemplo, você pode continuar acordando cedo para caminhar. Basta escolher um caminho diferente do que costuma fazer.
Cuide de você mesmo
É comum negligenciar a saúde depois da perda de um pet. No entanto, cuidar da saúde física e mental é fundamental para a rápida recuperação emocional. Por isso, escolha alimentos saudáveis, beba bastante água, faça atividades físicas e tenha uma boa noite de sono.
Além disso, se você notar que o período de luto está se prolongando demais, não exite em procurar a ajuda de um psicólogo. Lembre-se: não é vergonha nenhuma pedir ajuda em um momento difícil.
A Ilumini Pet ajuda a tornar a perda de um pet mais fácil. Acolhemos os tutores com todo amor e respeito nesse momento tão difícil e delicado. Temos planos individuais, coletivos e serviço imediato de velório pet e cremação.
Quer saber mais sobre como lidar com a perda de um pet? Então, continue lendo o blog da Ilumini Pet!